Cenário corporativo em pauta na Comunicar!

por Luísa Portugal

Márcio Ferreira, Simone Orlando e Malu Fernandes
(foto de Mariana Dias)
No último dia da I Semana de Comunicação da UFRRJ, o tema foi “Assessoria de Comunicação – Cenário Corporativo e Empreendedorismo” e trouxe ao Auditório Paulo Freire Malu Fernandes, consultora  em assessoria, Márcio Ferreira, professor da Universidade Veiga de Almeida (UVA), como palestrantes, e a coordenadora do Curso, professora Simone Orlando, como mediadora. Dentre todos os conselhos dados pelos convidados, Malu ressaltou que desenvolver bons relacionamentos é essencial para o sucesso.

-Tudo é relacionamento, ninguém faz nada sozinho – afirmou a consultora em assessoria.

Ela acrescentou ainda o interesse dos clientes em ideias novas, bem produzidas e a importância da leitura de diversos gêneros para o desenvolvimento intelectual e da criatividade.

Malu Fernandes
 (foto de Letícia Santos)
– Compra-se a criatividade, a inovação” – disse Malu.

A também vencedora do Prêmio Esso encerrou sua participação dando uma espécie de “receita de sucesso

– O olhar sobre as dificuldades deve ser crítico e positivo, aliado à vontade de mudar. Olhar sempre o que não existe e pensar por que não? Olhar uma rua esburacada como uma oportunidade. Mais fácil criar uma oportunidade do que arranjar um emprego.

Já Márcio Ferreira, professor de Assessoria de Comunicação e Comunicação Empresarial, fez uma abordagem ampla do meio, explicando vários aspectos ainda não cogitados pelos alunos de Jornalismo presentes ao evento. Segundo a coordenadora do curso, Simone Orlando, mediadora da noite, a importância das palestras para os alunos é imensa, já que essas matérias estão no final da grade curricular e é sempre bom saber mais da experiência dos profissionais bem sucedidos.

Márcio Ferreira
(foto de Letícia Santos)
O palestrante afirmou que, depois de sair da faculdade, 70% dos formados vão para a área de assessoria. E, para esses, é fundamental entender da cultura, dos valores dos clientes para executar os trabalhos. Outro ponto importante ressaltado por Márcio Ferreira é a reputação do assessor. Por fim, ele levantou ainda a questão da junção das áreas da comunicação, ao invés da separação, dizendo que para construir algo concreto e bem sucedido é preciso acoplar valores e mão de obra.

O evento terminou com boas previsões para o meio e com a expectativa de bons salários.